Pular para o conteúdo principal

Os Dez Sintomas Do Endividamento

Ao final do texto temos um Banner e um Link de um parcerio que tem um Curso Mudança de Hábitos Financeiros, que seria uma recomendação para todos aqueles que precisam de ajuda para aprenderem a controlar e gerir melhor sua vida financeira. Este curso é dado pelo Professor Elisson de Andrade, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ-USP, que atualmente é professor universitário em cursos de administração, contabilidade e MBAs, além de proferir palestras sobre Educação Financeira em instituições interessadas em divulgar o assunto entre seus colaboradores.

Descobrir que está ficando endividado pode trazer inúmeros sentimentos. Para alguns, vida normal, para outros, noites sem dormir. Com angústias ou não, ter a vida financeira prejudicada nunca é recomendável. De acordo com Wilson Justo, diretor de marketing e relacionamento com o cliente da financeira Sorocred, diagnosticar o quanto antes a origem das dívidas é importante. Segundo ele, você pode estar tranquilo e nem imaginar que está entrando no grupo dos endividados ou que já faz parte dele há algum tempo.



Dívidas (Foto: Shutterstock)

Se a soma das suas despesas fixas ultrapassam 70% de seu salário líquido ou se você precisa de mais de um cartão de crédito para pagar as suas contas, você já é considerado endividado, o que, segundo Justo, não significa que você tem contas em atraso ou que é um inadimplente. O endividado tem muitas dívidas programadas, como o cartão de crédito, cheque especial, carnês de lojas, empréstimos e prestações de carro, seguro ou imóveis. Veja se você é um deles:




O
s 10 sintomas do endividamento

1) Você faz promessas de redução de gastos mesmo com um comportamento de compras pouco controlado

2) Pequenos deslizes no controle do orçamento deixam de ser pequenos

3) A somatória das despesas fixas ultrapassam 70% do salário líquido

4) O limite do cartão de crédito passa a ser insuficiente para as compras, pois está tomado com compras parceladas

5) Você passa a atuar com mais um cartão de crédito e utiliza linhas de crédito complementares, como o cheque especial, para passar o mês

6) Você começa a pagar dívidas com atraso e entra no rotativo do cartão de crédito

7) Inicia processos de renegociação de dívidas

8) Interrompe pagamentos de renegociações

9) Tem que privilegiar pagamentos de contas mais importantes, como aluguel, escola e contas de consumo

10) É obrigado e se desfazer de bens quitados, por valores menores que os de mercado, para saldar dívidas



Depois de perceber que o problema existe, é necessário agir. Samy Dana, professor da FGV e especialista em finanças, aconselha que para não ficar no vermelho é preciso planejar. "É necessário viver dentro do orçamento e para isso é preciso saber o quanto se gasta, muitas pessoas não sabem". Para estar de bem com a calculadora, o especialista aconselha fazer dois orçamentos: um mensal e outro anual. "Tem que levar em conta a sazonalidade das despesas". Para ele, outra maneira de não ficar endividado é usar o cartão de crédito com consciência. "Planejar é a palavra de ordem".

Para Mary Helen Souto, superintendente da área financeira da Sorocred, além de anotar os gastos e os ganhos, é importante tentar conseguir taxas e condições melhores com os bancos. “No Brasil, não se tem o costume de pesquisar taxas de juros. O consumidor brasileiro tem o costume de pesquisar preços de produtos, mas não de melhores serviços de bancos e taxas. O brasileiro também não tem cultura de poupar e de fazer reserva em caixa, o que também prejudica muito”.

Outra dica é não comprar nada por impulso, além de evitar parcelar a fatura do cartão de crédito e não contar com o cheque especial todo o mês. “Não utilize o limite do cartão como se ele fosse o seu dinheiro. As taxas de juros são muito altas. Você usa, mas existem outras formas mais baratas. Não use o que é mais fácil e está na mão. Fale com o seu gerente”, afirma Mary.

_____________________________________________________________________


Conheça agora um ótimo Curso Mudança de Hábitos Financeiros que o ajudara no aprendizado seu e de sua família quanto a administrar de forma mais correta os seus ganhos e suas despesas. Não espere amanhã comece hoje mesmo a sua mudança de hábito realizando o curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

eMarketer: smartphone é o dispositivo mais popular para assistir TV

No Brasil, consumo de mobile cresce anualmente e reflete no tempo gasto com o aparelho Para o ano de 2014, a expectativa do eMarketer é de que 41,2 milhões de brasileiros utilizem smartphones, o que representaria um crescimento anual de 36%. Consequentemente, o tempo gasto com o aparelho também deve aumentar. Um estudo realizado pela Millward Brown neste ano revelou que os usuários de smartphones e tablets no Brasil, entre 16 e 44 anos e que têm acesso à televisão, gastam mais tempo utilizando celulares do que qualquer outro dispositivo. São cerca de 150 minutos por dia. Laptops ficaram em segundo lugar, com 146 minutos; e a TV, em terceiro, com 113 minutos. Já os tablets apresentaram uma taxa de uso diário mais baixa.  Assim, os smartphones tornaram-se a segunda tela mais utilizada para assistir à TV. De acordo com o mesmo estudo, os brasileiros passam 52 minutos por dia assistindo a televisão pelo celular. Nos laptops, o número cai para 35 minutos, e em tabl

Tabela IRPF 2014 – Imposto de Renda 2014

O  Imposto de Renda 2014 , também conhecido como IRPF é um dos assuntos mais abordados pelos brasileiros, principalmente por ser um imposto obrigatório que é recolhido diretamente da folha de pagamento do trabalhadores ou por meio da declaração do imposto de renda, geralmente declarada a partir de março de cada ano. O imposto de renda está entre os impostos de maior incidência aqui no Brasil, onde suas taxas são determinadas de acordo com o salário de cada trabalhador, conforme explicaremos a seguir. A cada ano que passa as taxas do imposto de renda são revistos e geralmente há alterações. Diante disso, cabe aos gestores de Recursos Humanos atualizar tais alíquotas que incidem diretamente na folha de pagamento. O órgão responsável por fiscalizar e gerir assuntos ligados ao imposto de renda, como o caso da  Tabela IRPF 2014  é a Receita Federal. A Tabela do IRPF 2014 é atualizada a cada que passa, sendo assim a tabela vigente para 2014 de acordo com a  LEI N o  12.469, DE 26 DE A

Chromecast: mais um revolucionário produto Google

O Google nos surpreende cada vez mais ao lançar novos produtos com bons níveis de tecnologia e praticidade para seus usuários. A exemplo disso se tem o Google Glass, um de seus últimos lançamentos que surgiu como uma nova visão de tecnologia e acessibilidade, sendo posteriormente utilizado em diversos ramos para distintas atividades. Como já era de se esperar, o Google lançou no mercado mais um de seus aparelhos, o Chromecast, um dispositivo que, acoplado na TV através da entrada HDMI, possibilita o usuário visualizar vídeos e filmes mandados diretamente do smartphone, Mac ou tablet. Anunciado em 24 de julho deste ano, o Chromecast consiste em um adaptador de mídia, similar a um pen drive, que faz uso da entrada HDMI da TV para receber e enviar-lhe os dados transmitidos pelos aparelhos, tudo realizado mediante conexão Wi-Fi. Esta conexão, por sua vez, é possível pois este contém, em seu interior, uma versão simplificada do Chrome OS, o que permite esta sincronização. Usado geralme